Dicas, informações, novidades e muito mais sobre energia solar.
A energia solar está despertando cada vez mais o interesse do brasileiro, em diversos locais já é possível encontrar fazendas de painéis solares, telhados de casas e empresas com painéis solares, uma tecnologia considerada limpa e inesgotável.
De acordo com o Ibope Inteligência 2019, 93% da população brasileira alegou ter interesse em gerar energia renovável em casa. Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a procura por energias renováveis é impulsionada pela necessidade de redução nos custos com eletricidade e qualidade de vida
Sendo considerada o meio de geração de energia mais popular com o custo de implementação mais barato, entre as fontes renováveis, a energia solar tem se destacado como preferida entre a população. Neste modelo, a armazenagem da energia solar provida da radiação do sol, por meio de células fotovoltaicas nos painéis solares é convertida em energia elétrica para uso doméstico ou transformada em energia térmica para aquecer água e acionar refrigeração. O sistema pode ser instalado em telhados, fachadas de edifícios e terrenos ociosos para produzir energia para o autoconsumo e para qualquer necessidade doméstica.
Por gerar energia elétrica de forma pratica e silenciosa com o custo de implementação baixo dentre as fontes de energia limpa, sem emitir gases poluentes e por provocar redução significativas nas despesas com eletricidades, vem atraindo a atenção dos consumidores em geral. Em uma família e ou empresa que para em média 300,00 em sua conta de luz, pode ter a redução de até 95% sendo assim começar a pagar em média o mínimo da luz proposta pela sua companhia de transmissão de energia.
Custos de instalação
Os especialistas explicam que o custo de investimento no sistema de energia solar pode variar muito, uma vez que o cálculo é feito em cima da média do consumo de eletricidade do estabelecimento ou residencia e personalizam o sistema (conversor e número de painéis), de forma que a potência seja capaz de gerar a quantidade de eletricidade exigida pelo local. Podendo também, financia o valor do equipamento e da instalação em até 72 vezes, onde o financiamento sairia mais barato que sua conta de luz.
Apesar do investimento assustar à primeira vista, os especialistas avisam que a durabilidade dos equipamentos é longa, podendo chegar a uma vida útil de até 25 anos. E, durante esse período, os consumidores podem desfrutar de painéis cuja manutenção tem baixo custo, pois os dispositivos são resistentes às mudanças no clima e podem ser limpos pela água da chuva ou pelo próprio proprietário.
De acordo com a pesquisadora, no atual cenário energético do país, a energia solar está mais barata em comparação com décadas anteriores, principalmente em função da sua flexibilidade para qualquer infraestrutura e da produção em grande escala de módulos solares para atender à crescente demanda. Além disso, contribuem para a acessibilidade financeira a elevada incidência solar e as condições climáticas do Brasil.
Faça um orçamento
Clique aqui!